Sexta-feira, 1 de Maio de 2009

Cicatrização e Nutrição

Como devem calcular, sempre que tenho alguém próximo doente, eu puxo automaticamente pelo meu tema de eleição: a alimentação.

 

Então o que é que tens comido? Se é isto, come mais disto e menos daquilo. Tal coisa faz bem a outra coisa que tal. E por aí fora.

 

Para mim e com certeza para muitos outros, a nutrição pode não curar doenças mas ajuda muito a minimizar muitos sintomas e a superar outros tantos.

 

Como eu tenho neste momento uma cicatriz que me corta horizontalmente toda a barriga, achei que seria interessante falar do papel que a nutrição pode ter no processo de cicatrização.

 

Existem nutrientes que influenciam os nossos tecidos (pele, por exemplo) e consequentemente a velocidade com que estes voltam a "unir-se" depois de um grande ou pequeno corte.

 

A desnutrição faz com que a cicatrização seja lenta ou eventualmente nula, podendo ainda facilitar infecções. Por esta razão, é essencial termos uma alimentação adequada e equilibrada, quando fazemos por exemplo uma cirurgia, em que ficam efectivamente feridas por cicatrizar.

 

Quando estamos a recuperar (e à espera que tudo cicatrize), não devemos inventar regimes desequilibrados e NÃO PODEMOS DE MODO NENHUM FAZER "DIETA"! Escrevo isto com letra BEM GRANDE, porque já presenciei coisas do arco da velha, como alguém fazer uma abdominoplastia e perguntar ao médico: "Posso ir à Naturhouse?". Para quem não sabe a Naturhouse é mais uma daquelas insituições que oferecem emagrecimento pelo preço das pirâmides do Egipto e dão mezinhas mágicas (não preciso de dizer qual é a minha posição quanto a isto, pois não?).

 

Não fique também para aí a pensar que uma abdominoplastia a(o) torna magra(o) - quanto muito fica com a barriga no sítio e não descaída, a não ser que faça uma daquelas aspirações até à medula... Enfim. Isto tira-me do sério.

 

Voltando ao que interessa: o que comer para ajudar a cicatrização. É simples.

O processo de cicatrização gasta muita proteína, logo o que não pode faltar nas suas refeições são proteínas (mas também não exagere, não vá comer o dobro da carne ao almoço ou ao jantar, porque não é só a carne ou o peixe que têm proteínas). Só tem que ter mais cuidado na escolha dos alimentos que compõem o seu prato. Anote bem os alimentos que têm proteína:

 

  • trigo, cevada, arroz, pão, feijão, ervilhas, lentilhas, leite, queijo, frutos secos e batata

Como vê, pode muito bem comer a mesma quantidade de carne e implementar com um arroz de ervilhas (e não diga "lhéc" às coisas verdes, tenha vergonha).

 

Outra coisa importante: a gordura. Não ponha a gordura de lado nesta época do campeonato (cicatrização). Claro que não vai já regar o arroz com o molho da carne, não é dessa gordura que estou a falar, mas sim do azeite e outras pastas magras de barrar.

 

Por fim e não menos importantes: os micronutrientes (sais e vitaminas) - são importantíssimos para garantir uma boa cicatrização, sbretudo as vitaminas A, C e E, zinco, selénio e magnésio.

 

 

Onde encontrar...
Vitamina A Vitamina C

Vitamina

E

lacticínios, ovos, fígado, cenoura pimentos, citrinos, batata, morango margarina, frutos secos, óleo vegetal

 

 

Onde encontrar...
zinco selénio magnésio

marisco,

cereais, carne, aves, ovos, lacticínios, amendoins

carne, peixe, manteiga, abacate, lentilhas cereais integrais, leguminosas, frutos secos, legumes verdes

 

 

Ok. Já sabe alguns exemplos de tudo. Agora vou dizer-lhe qual é a função de cada um destes nutrientes no processo da cicatrização (e vai compreender porque é que não pode passar sem eles durante este tempo!).

 

 

Funções
Proteínas ajudam a sintetizar novo tecido
Lípidos (Gorduras) sintetizam novas membranas celulares
Sais minerais e Vitaminas melhoram a imunidade; ajudam na produção de colagénio; ajudam a sintetizar novas proteínas

 

 

Voi lá!

Agora olhe... se está como eu, para aí toda(o) cortadinha(o), pense melhor quando levar o garfo à boca e nem pense em fazer dieta...!! Deixe lá isso para depois.

música: Usher - Caught up
sinto-me: a ficar sem bateria
publicado por né às 23:24
link | comentar | favorito
3 comentários:
De Abdominoplastia - Fotos Antes e Depois a 13 de Maio de 2009 às 17:18
Sim , tudo bem existem dietas boas e dietas menos boas , e o meu conselho para se conseguir ter uma vida melhor e com longevidade é sem duvida a pratica de exercicio fisico .
Mas o problema é que as pessoas associam logo " exercicio " a ginasio , mas não , nada disso .
Já existem muitas passadeiras pedonais no nosso pais disponiveis para o efeito , bem como as nossas maravilhosas praias .
Por isso "força ai na maionese",porque dietas de plastico não dão resultados a longo prazo , e ter o nosso coração bem treinado com exercicios aerobicos faz muito bem á saude .
Eu digo isto porque comecei a praticar btt á cerca de 1 ano e o meu colesterol baixou de 180 para 120 , bom não é . Então força e abraços .Guerreiro


De a 13 de Maio de 2009 às 18:47
Agradeço, sinceramente, este seu testemunho que é deveras valiosíssimo!

O exercício físico não deve ser posto em segundo plano, mas sim no mesmo patamar de importância que uma "dieta". Comer equilibradamente, sem ajuda de químicos ou fármacos, sem deixar o organismo passar fome, e fazer regularmente exercício, são as únicas fórmulas naturais e saudáveis de perder peso (e noutros casos também manter) - a primeira ajuda-nos a restabelecer os níveis normais de energia e a segunda ajuda-nos a queimar aquilo que temos a mais.

E a verdade é que as pessoas têm mesmo esse pensamento - ginásio e ginásio. Isto pode significar duas coisas para muita gente: carteira vazia e vergonha/complexos. Por estes motivos, há muita gente ainda a prometer-se que para o Ano Novo é que vai ser!

No meu caso, que um dia destes hei de referir num post, também não usei um ginásio (exactamente pela questão da vergonha e dos complexos). Bastou-me fazer marcha, durante 30 minutos diários, e alongamentos, no início, porque não conseguia (fisicamente) fazer muito mais. Resultado: perdi quilos e ganhei vida!

Bem haja pelo seu exemplo e sugestões! É sempre bom saber que não somos os únicos a pregar no deserto.


Comentar post

.últ. comentários

Quando voltas a comentar algo aqui no Blog? Onde p...
Vanessa em grande!! Fique a aguardar novidades tua...
Seu novo Site tá optimo.Fiquei curiosa em relação ...
Demorei um pouco, porém aqui estou! É legal de voc...
Eu sempre tive dificuldade para perder, e mais ain...
Boa Vanessa! Ficamos a aguardar mais novidades!
Bom post vou experimentar essas dicas e ver os res...
Simpatia de Chico Xavier para emagrecer rápido:» Q...
Ola,sou jornalista e estou à procura de pessoas qu...

.Tags

mulheres dieta avaliação nutricional saúde homens comida mensagem fertilidade actualidade dicas vitaminas bebé cuidados blogs alegria minerais verão alimentação xxl ePortefólio beleza blog mulher peso internet cozinha praia calorias fitness engravidar sociedade emagrecer eu portugueses felicidade excesso de peso nutrição infertilidade dietas saúde blog informação exercício gravidez vida saúde alimentação exercício xxl bronzeado manutenção do peso obesidade desporto

.posts recentes

. Mudança

. Erros no servidor

. Férias

. Exercício Físico - 10 boa...

. ESPECIAL - Bronze perfeit...

. Infertilidade e quilos a ...

. Uma (grande) preocupação

. Avaliação Nutricional

. Jovens Cientistas e Inves...

. Só comes isso?!

.arquivos

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

.links

blogs SAPO