Quinta-feira, 28 de Maio de 2009

ESPECIAL - Bronze perfeito

Expôr a nossa pele ao Sol durante horas a fio envelhe e aumenta a probabilidade de contrair cancro de pele ou queimaduras solares.

 

 

Cuidados básicos

Para que este Verão não apanhe outro escaldão, tome nota das seguintes precauções:

  • quando for ao primeiro dia da sua época balnear, não fique exposto ao sol por mais de 30 minutos seguidos;
  • aplique o bronzeador (o factor 15 é o mais aconselhado) com frequência, nomeadamente após ir a banhos;
  • evite expôr-se ao sol durante a parte mais quente do dia (entre as 11 da manhã e as 4 da tarde), sobretudo se tiver uma pele muito clara;
  • se tem cabelos ruivos e pele clara, deve redobrar os seus cuidados;
  • não deixe os seus filhos expostos directamente ao sol, vista-lhes uma t-shirt e coloque-lhes um boné/chapéu com abas suficientemente grandes;
  • quando regressar a casa e tomar banho, deve aplicar um creme ou uma loção que relaxe o seu corpo;

Conselhos dietéticos:

  • coma alimentos ricos em betacaroteno, presentes sobretudo em vegetais e legumes de cor alaranjada ou de folha verde escura;
  • o betacaroteno quando dissolvido na gordura da pele ajudam a filtrar os raios UV (ulta-violetas) e neutraliza os radicais livres, tóxicos para o nosso organismo;
  • o betacaroteno quando em quantidades excessivas contribui para um amarelecimento da pele e portanto podemos dizer que "prolonga" e ajuda a conseguir um efeito bronzeado da pele

 

Alimentos ricos em Vitamina A (betacaroteno)

abacate, caju, melão, brócolos, espinafre, manga, pêssego, cenoura, abóbora, alperce, meloa, fígado, peixe gordo, gemas, manteiga, queijo

 

 

 

 

Propriedades da Vitamina A

A Vitamina A é responsável pela manutenção de muitas funções no nosso organismo, entre as quais podemos salientar a divisão e crescimento celular, a manutenção das mucosas dos aparelhos digestivo, respiratório e urinário, e contribui também essencialmente para a nossa capacidade visual, uma vez que regula a conversão de luz em sinais eléctricos (por isso é que a mamã e o papá nos dizem sempre desde pequeninos que a cenoura faz os olhos mais bonitos!).

 

Quando temos esta vitamina em falta no nosso organismo, surgem como consequências e sintomas as perturbações visuais, a escamação da pele, a secura ao nível da garganta, a cegueira nocturna (incapacidade de ver com luz fraca) e um risco aumentado de contrair infecções.

 

O excesso de Vitamina A provoca sonolência, queda de cabelo, lesão hepática e óssea, aumento do risco de aborto e deficiências nos recém-nascidos.

 

 

 

Nota: Comecei o fim-de-semana passado a trabalhar na secção "Alimentação da criança e da mamã" e portanto já estão lá algumas coisinhas sobre os acabadinhos de nascer. No entanto, vou continuar a construir e a disponibilizar mais conselhos nutricionais úteis para a mamã (durante e depois da gravidez) e para o bebé (desde o recém-nascido) até à pré-adolescência - como tal, levará algum tempinho até estar tudo pronto. Para mais informações, visitem o meu ePortefólio.

 

 

 

CUIDADO com o SOL!

sinto-me: solarenga
música: U2 - Electrical storm
publicado por né às 20:58
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